O que é um boroscópio industrial?

Os boroscópios industriais são usados para realizar inspeções visuais remotas (em inglês, RVI) quando a inspeção a olho nu é insuficiente para verificar uma área inacessível.   

Os boroscópios são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo geração de energia, setor automotivo, sanitário, aeroespacial, aviação, fundição de metal, armamento e produção automotiva. Diversos setores usam diferentes designs e recursos em seu equipamento de inspeção visual remota. Ao longo dos anos, a demanda por boroscópios industriais alcançou o seu pico, devido à intensa concorrência no mundo todo.  Então, o que é um boroscópio industrial? Vamos descobrir essa resposta.

O que é um boroscópio industrial?

Um boroscópio industrial é composto por um dispositivo óptico que tem um tubo (flexível ou rígido) com uma lente em uma extremidade e um conjunto óptico na outra extremidade, ao qual é conectado um sistema óptico.

A câmera de um boroscópio industrial cria imagens de alta qualidade sem gastar muito. O dispositivo também é fornecido com sistema de iluminação e visual. O sistema de iluminação é composto por uma fibra óptica usada para iluminar o interior de uma área. O sistema visual é, normalmente, uma haste, gradiente ou óptica de lente encaixada em um tubo de metal interno. O sistema óptico transmite a imagem, que pode ser vista pelo operador.

Além disso, uma câmera de vídeo é equipada com um boroscópio, para poder transmitir imagens a um computador ou monitor. Há quatro parâmetros que podem influenciar um boroscópio:

  • O comprimento da parte operacional
  • O diâmetro da parte operacional
  • O ângulo de visão
  • O ângulo da direção de observação

Lembre-se de que, após expandir o campo de visão, é possível reduzir os detalhes da imagem, você pode ter uma visão não detalhada em uma imagem grande, ou ver mais detalhes em tamanhos menores. As lentes oferecerão uma ampliação de, pelo menos, 1,5 e, quando aproximadas da área de inspeção, a imagem parecerá maior. O que faz o boroscópio industrial se destacar de um boroscópio comum é a resolução da câmera de até 25 linhas por milímetro. 

Um boroscópio foi criado para realizar o trabalho em contextos em que não seja viável ou possível alcançar a área de inspeção. É por isso que um boroscópio industrial é amplamente utilizado na inspeção visual de motores de combustão, turbinas a vapor, turbinas industriais a gás e motores de aeronaves. A avaliação do desempenho e manutenção dos carros e caminhões também necessita o uso de um boroscópio industrial.

Quando o percurso entre uma área e o operador não for linear, é preciso usar um boroscópio flexível. Geralmente, esse boroscópio é feito com uma lente de um conjunto óptico, revestimento de proteção, lente objetiva, feixes de fibras, foco e anel de dioptria, uma fonte de luz e controles de articulação.

O número de fibras de vidro de um boroscópio flexível pode ser de até 40.000. Existem dois feixes de fibras em um boroscópio flexível: o primeiro é conectado à fonte de luz para iluminar o objeto sob inspeção, enquanto que o segundo permite que a imagem seja exibida no conjunto óptico. Esses feixes são protegidos com aço inoxidável flexível.

Os boroscópios que tiverem um processador de vídeo, monitor e sonda podem se enquadrar na categoria flexível ou rígida. A extremidade da sonda consiste em um sensor eletrônico através do qual a imagem é transferida eletronicamente para o processador. Além de criar imagens de vídeo, os boroscópios também são bons para produzir imagens estáticas.

O que você pode fazer com um boroscópio industrial?

Um boroscópio industrial pode ajudar em uma grande variedade de aplicações. Entre elas podemos citar as seguintes:

Fazer inspeções de campo

Os boroscópios são leves e pequenos, ideais para levar com você para o trabalho em campo e realizar análises relevantes.

Um boroscópio portátil como este permite que você faça a inspeção, registre e analise o vídeo de locais específicos. Depois, você poderá identificar falhas fácil e rapidamente, podendo também usar a nuvem para salvar ou compartilhar gravações com os membros da sua equipe, chegando a uma solução adequada para um determinado problema. Não se preocupe com a fonte de alimentação, essas unidades contêm baterias internas.

Limpe seus sistemas HVAC

Você cuida da manutenção de seu sistema de climatização (HVAC)? Quando os componentes do seu sistema HVAC, como tubulação de ventilação e caldeira, apresentarem um problema devido à má manutenção, é possível usar um boroscópio industrial para verificar as instalações. Dessa forma, você poder detectar bloqueios, vazamentos e outros problemas que possam afetar o desempenho.

A manutenção preventiva é útil pois remove entupimentos, permitindo que o ar circule melhor. Como resultado, seu ar condicionado não é forçado a gastar uma energia adicional para compensar o entupimento.

Além disso, um boroscópio industrial permite que você lubrifique peças mecânicas ou substitua gaxetas para poder ampliar a vida útil de seus sistemas de refrigeração e aquecimento, economizando um valor considerável em longo prazo.

Inspecionar seu motor

Um boroscópio automotivo de alta qualidade permite examinar as condições de seu motor e de outros sistemas. Independentemente se você estiver procurando realizar inspeções de rotina ou quiser localizar a área que está causando o problema, um boroscópio industrial é sua solução, ajudando a alcançar áreas de difícil acesso.

Você poderá examinar pistões e válvulas para procurar vazamentos e danos. Observe cuidadosamente para avaliar se é necessário substituir as juntas antigas. Aja com cuidado ao inspecionar as vedações e peças fundidas e evite remover ou desmontar todo o motor. Caso contrário, você poderá descobrir mais tarde que todo o seu árduo trabalho foi um esforço inútil.

Um boroscópio industrial pode ser seu aliado economizando uma quantidade significativa de recursos, tempo e dinheiro, em especial. Dessa forma, você pode identificar os problemas a tempo e aproveitar uma oportunidade para consertá-los antes que apresentem uma ameaça grave e causem maiores contratempos. Ao fazer isso, você pode substituir peças mais caras antes de serem seriamente danificadas.

Suporte para boroscópios industriais

Essa é algo essencial a se considerar, pois, como qualquer outro equipamento industrial, o boroscópio também é vulnerável. Para obter um suporte de reparo certificado do boroscópio para o seu boroscópio, e solicitar as peças de reposição adequadas, entre em contato conosco agora mesmo. Discuta as suas dúvidas com os nossos técnicos e, se preciso, compre um novo boroscópio. Oferecemos uma ampla variedade de boroscópios para todos os tipos de empresas.