História dos boroscópios

De onde surgiram os boroscópios e quem os inventou? Pesquisamos sobre a história do boroscópio, seu inventor e como ele evoluiu ao longo do tempo. 

Então, qual a origem do boroscópio e com que finalidade ele foi criado? Neste artigo, explicamos as origens do boroscópio e como houve alterações não somente em seu design, mas também nas as aplicações dessas ferramentas de inspeção.

Embora os endoscópios e boroscópios sejam similares, os endoscópios são usados para finalidades médicas e os boroscópios são usados para trabalhos mecânicos. Ambos foram se desenvolvendo ao longo dos anos, mas neste artigo vamos nos focar nos boroscópios.

Quem inventou o boroscópio moderno?

Os primeiros dispositivos similares ao boroscópio surgiram nos anos 1930 e 40. Como a empresa Advanced Turbine Support afirma, “O primeiro uso registrado de ferramentas semelhantes ao boroscópio remonta à Segunda Guerra Mundial, quando os soldados usavam dispositivos ópticos longos, primitivos e não flexíveis para verificar se havia defeitos no interior de suas armas. Vem daí o seu nome boroscópio: boroscópio, em inglês, “scope” é “luneta” e “bore” é “furo”, resultando em “borescope”.

O primeiro boroscópio moderno foi inventado nos anos 1960. De acordo com os especialistas Optics and Lab, “Essa versão do boroscópio que seria a primeira a ser usada nos termos que conhecemos foi criada em 1960 por Narinder Kapany, um físico americano de ascendência indiana, e Brian O’Brien, um físico óptico, também dos Estados Unidos.

Como a Advanced Turbine Support declara, “Seu dispositivo usava um tubo rígido e um sistema de inspeção visual óptico”. Ele tinha uma capacidade limitada para entrar em alguns espaços, mas foi um bom ponto de partida.

Evolução dos boroscópios ao longo dos anos

Após a invenção oficial, nos anos 60, o boroscópio foi abrindo caminho em vários setores. Foi aí que se inventou o endoscópio, para que os médicos pudessem olhar dentro dos pacientes sem causar lesões significativas.  Hoje, vemos o boroscópio ser usado amplamente nas inspeções de boroscópio na aviação, inspeções de boroscópio com recurso UV na indústria aeroespacial e, com a aumento da preocupação com a segurança e saúde, continua a aumentar a demanda por boroscópios à prova de explosão.

Em termos de design, temos agora diversos tipos de boroscópios com finalidades específicas ou recursos avançados. Eles podem ser divididos em três principais tipos de boroscópios: rígidos, flexíveis e vídeo-boroscópios.

1. Boroscópios rígidos

Os Boroscópios rígidos são lunetas não flexíveis de aço inoxidável polido que utilizam um conjunto óptico através do qual fazemos a visualização, ao invés de usar um monitor.

Seus diâmetros mais comuns variam de 2,7 mm a 10 mm e seu comprimento vai de 175 mm a 305 mm, em média. Esses sistemas são ideais para o setor industrial, ou empresas que realizam a mesma inspeção de forma repetida, na qual podem montar a luneta em uma posição fixa. As empresas especializadas em fundição de metal e inspeções de diâmetro de cilindro são um bom exemplo disso.

O boroscópio rígido contido em um recipiente estanque é projetado para ser à prova de óleo, poeira, água e diesel. Os boroscópios rígidos têm uma qualidade de imagem sem paralelo, pois oferecem uma visualização direta, ao invés de uma visualização por vídeo.

Todos os boroscópios rígidos são projetados incluindo feixes de fibra de luz que transmitem luz à extremidade da sonda. Esses sistemas ainda precisam de uma fonte de luz externa. Ainda é possível tirar fotos e/ou gravar vídeos conectando uma câmera USB e um adaptador ao conjunto óptico do boroscópio, junto com uma fonte de luz de LED de alta intensidade. Esses sistemas foram projetados para oferecer ângulos de visualização frontal ou lateral.

Embora os boroscópios rígidos tenham uma qualidade de imagem incomparável, se uma inspeção exigir atravessar ângulos mais complexos, recomendamos um boroscópio flexível.

2. Boroscópios flexíveis

Os fibroscópios flexíveis são um tipo de boroscópio ou instrumento de inspeção visual que usa um feixe de fibra de alta qualidade para transmitir ao usuário uma imagem visual clara da área de inspeção, através de um conjunto óptico focalizável.

Os boroscópios flexíveis permitem aos usuários navegar através de áreas com ângulos e outros obstáculos. Essa ferramenta permite uma inspeção detalhada de estruturas com diâmetros estreitos, como câmeras mecânicas, pequenas cavidades mecânicas e outras áreas de tamanho reduzido.  

São muito parecidos com os boroscópios rígidos, mas podem acompanhar curvas e acessar pontos passando por ângulos difíceis. Devido à sua facilidade de uso e controle, o fibroscópio flexível é uma das ferramentas de inspeção mais preferidas por muitos profissionais de diversos setores.

Características e benefícios dos fibroscópios flexíveis

Oferecendo diversos benefícios, os fibroscópios flexíveis estão disponíveis em uma variedade de tamanhos e recursos para todas as necessidades de inspeção. O principal tipo de fibroscópio flexível é o fibroscópio articulado, usado para inspecionar pontos de acesso estreitos ou limitados com a ajuda de sua articulação ou função de manobra. Os fibroscópios flexíveis são oferecidos principalmente com articulação de 2 vias, mas o fibroscópio de articulação de 4 vias também está disponível. Você pode encontrar fibroscópios flexíveis em diversos tamanhos, variando de 2,4 mm de diâmetro a 6 mm.

Os fibroscópios são considerados uma das ferramentas de inspeção mais resistentes. Eles contêm um feixe de imagem ótica bem protegido e fechado, envolto por uma proteção de aço inoxidável trançado ou de tungstênio para garantir a proteção contra os elementos externos.

Se você estiver procurando um boroscópio flexível para inspecionar áreas escuras ou mal iluminadas, ou adicionar mais iluminação para obter mais clareza visual, há uma grande variedade de fontes de luz para atender com exatidão às suas necessidades. Fontes de iluminação LED, disponíveis como fonte de luz portátil ou estática, são a opção mais popular por serem mais brilhantes e mais eficientes em termos de energia do que as fontes de luz halógenas tradicionais.

Também estão disponíveis acessórios de câmera de vídeo e kits adaptadores para os fibroscópios, permitindo aos usuários não apenas conectar o fibroscópio a seus computadores para uma inspeção visual aprimorada, mas também fornecer aos usuários o recurso de capturar imagens e gravar vídeos. O acessório da câmera pode ser adicionado a um fibroscópio conectando a câmera a o conjunto óptico através de um adaptador do tipo C.

3. Vídeo-boroscópios

Um videoscópio é uma ferramenta usada pelos técnicos para inspecionar espaços de difícil acesso. Normalmente, ele é composto por uma haste de fibra óptica conectada a uma câmera. Esta câmera envia o vídeo a um monitor, para que o operador possa visualizá-lo.

Os videoscópios usam extremidades articuladas que dão aos operadores mais controle sobre a direção da câmera, permitindo manobrar melhor em pontos estreitos. A maioria dessas ferramentas são fornecidas com luzes externas que podem iluminar áreas escuras dentro de máquinas e tubulações.

Uma seção de sonda de inserção permite uma entrada fácil em qualquer peça de equipamento que precise de inspeção. Normalmente, com menos de 8 milímetros de diâmetro e até 7 metros de comprimento, os videoscópios podem ser ajustados para a tarefa específica que precisar realizar.

Os videoscópios são usados em vários setores, especialmente na aviação e setor aeroespacial, para inspecionar turbinas, motores e outros componentes do maquinário aeroespacial/de aviação. Os videoscópios também são frequentemente usados no setor de encanamentos e industrial, são uma ferramenta útil para inspecionar máquinas caras sem precisar desmontar toda a estrutura.

Videoscópios portáteis

Um videoscópio portátil é um tipo de boroscópio que pode ser transportado com facilidade. É uma câmera de inspeção de estilo flexível, com um tubo de inserção feito de polivinil e um revestimento de aço inoxidável ou tungstênio. Em geral, os boroscópios portáteis têm um diâmetro que varia de 2,1 mm a 8 mm e um comprimento médio de sonda de 1 a 7,5 metros.

Entre em contato conosco! Os boroscópios percorreram um longo caminho desde a Segunda Guerra Mundial e continuam a evoluir com o tempo. Encontrar o boroscópio mais adequado pode ser difícil, ainda bem que a USA Borescope está aqui para ajudar você em sua escolha. Se tiver alguma pergunta sobre boroscópios, videoscópios ou fibroscópios, não deixe de nos contatar. Temos uma equipe completa de profissionais experientes prontos para ajudar você.

GET A QUOTE!     +1 (931) 362-3304    ESPAÑOL: +1 (912) 480-4960    EMAIL: sales@usaborescopes.com