As melhores câmeras de esgoto do setor de encanamento

As câmeras de inspeção de tubulação são essenciais em todas as tubulações ou inspeções de esgoto. Os profissionais do setor de encanamento sabem que, antes de iniciar os reparos, os técnicos devem localizar a origem do problema na tubulação. Essa medida não somente economiza tempo e trabalho, mas transmite credibilidade aos seus clientes. 

De acordo com a Plumber Magazine, “Assim como os pacientes esperam ver o raio X antes da cirurgia, os clientes dos serviços de encanamento, cada vez mais, querem ter uma “prova” de onde é o problema antes do reparo. As câmeras de inspeção de tubulação permitem que você localize e faça o diagnóstico dos problemas da tubulação, garantindo que seus clientes tenham a melhor qualidade de reparo possível. Finalizar os projetos mais rapidamente, com um prazo mais curto, também implica poder atender ainda mais clientes.

Obviamente, esses equipamentos são indispensáveis para qualquer encanador. É por isso que reunimos abaixo nossas três principais câmeras de inspeção de tubulação do setor.

O que são câmeras de inspeção de tubulação?

Antes de apresentarmos nossos boroscópios favoritos para o setor de tubulação, é importante explicarmos os elementos básicos das câmeras de inspeção de tubulação.

Uma câmera de inspeção de tubulação, também chamada de câmera de inspeção de esgoto, ou câmera para encanamento, é um tipo de boroscópio normalmente usado no setor de tubulações para inspecionar sistemas de esgotos e tubulações. Esses dispositivos têm uma câmera de alta resolução montada em um tubo de inserção ou uma haste flexível, permitindo que o operador insira o sistema de inspeção nos espaços de difícil acesso.

Os recursos de mobilidade e de captura de imagem de uma câmera de inspeção de tubulação permitem uma inspeção minuciosa, mesmo no caso de exame de áreas isoladas. Isso poderia incluir tubulações atrás de paredes, tubulações envolvidas em concreto ou sistemas de encanamento sob fundações domésticas. Os trabalhos de encanamento também podem exigir inspeções de esgoto, ou seja, é possível que você precise examinar linhas de esgoto subterrâneas. A utilização de uma câmera de inspeção de tubulação significa que você poderá identificar a área com problema sem precisar quebrar o sistema de encanamento e de esgoto, evitando inspeções caras e trabalhosas.

Embora as câmeras de inspeção de tubos sejam apreciadas pelo setor de tubulação por sua capacidade de detectar rachaduras, encontrar bloqueios e detectar vazamentos, elas também podem ser usadas por outros profissionais de manutenção. Os técnicos de aviação podem usar essas câmeras para realizar inspeções de aeronaves, que podem incluir um exame da motor, da fuselagem, caixas de engrenagem, turbinas e outros. Na área industrial, como de petróleo e gás, é possível usar as câmeras de inspeção de tubulação para inspecionar as linhas de gás natural e os tanques de combustíveis. Mas, para as finalidades deste artigo, iremos nos focar nos usos relacionados ao setor de tubulação.

Quais são os diferentes tipos de câmeras de inspeção de tubulação?

Embora todas as câmeras de inspeção de esgoto executem funções semelhantes no setor de encanamento, há várias opções disponíveis. Algumas câmeras são mais flexíveis e são fabricadas para percorrer encanamentos sinuosos. Outros trabalhos de encanamento exigem câmeras rígidas de inspeção de tubulação. Vamos examinar abaixo os diferentes sistemas de inspeção e qual é a melhor forma de utilizá-los. 

Câmera rígida de inspeção de tubulação

Boroscópios rígidos consistem em um conjunto óptico montado em um tubo ou haste de inserção não flexível. Esses dispositivos são valorizados no setor de tubulação porque permitem que os operadores inspecionem tubulações suspensas. Ao contrário das câmeras de inspeção mais flexíveis, os boroscópios rígidos não são influenciados pela gravidade e manterão sua forma, independentemente de onde forem inseridos.

Os boroscópios rígidos usam lentes de haste de vidro e feixes de fibras de luz para produzir imagens de alta qualidade. Entretanto, eles não têm câmeras. Se for preciso registrar as inspeções de tubulações, é possível anexar uma câmera ao conjunto óptico. Também é possível conectar fontes de luz aos dispositivos de inspeção.   Embora raramente usadas em inspeções de encanamento, é outra ferramenta a ser incluída à sua caixa de ferramentas.   Não confunda boroscópios rígidos com Ridgid Sewer Camera, pois este é o nome de uma marca de câmeras de esgoto.

Sistema flexível de câmera push

As câmeras push são usadas nas tubulações e nas inspeções de esgoto estreitas e de difícil acesso. Este sistema de inspeção consiste em uma pequena câmera conectada a um cabo em forma de serpente, que pode passar através de tubulações não lineares. Muitas câmeras push flexíveis também são articuladas, o que significa que o operador pode apontar a câmera para qualquer direção. Com esse recurso, assim como com os cabos flexíveis, o operador pode percorrer qualquer tubo até descobrir a origem do problema.

Qual é a câmera de inspeção de tubulação mais apropriada para mim?

Você pode estar se perguntando quais são as qualidades de uma boa câmera de inspeção de tubulação. De acordo com a Digital Camera World, “há muita flexibilidade e as escolhas tornam-se cada vez mais complexas, pois surgem sempre novos intervenientes nesse mercado em rápido crescimento”. Antes de discorrermos sobre nossas três escolhas principais, vamos rever como escolher uma câmera de inspeção de tubulação.

Primeiramente, vamos considerar o que temos que fazer. Que ferramentas você precisa para ajudar a realizar esse trabalho? O comprimento da sonda de inserção, por exemplo, é uma característica importante a ser considerada. Você está inspecionando um sistema de encanamento doméstico ou uma linha de esgoto no subsolo? O comprimento da sonda pode ser o fator decisivo entre detectar e reparar um problema, e falhar no reparo.

Da mesma forma, você deve levar em consideração o diâmetro da sonda de inserção e o tamanho da câmera de inspeção de tubulação. Alguns trabalhos exigirão que você examine canos estreitos; verifique se tem o equipamento adequado. Na USA Borescopes, oferecemos câmeras de inspeção de tubulação de até 1 polegada de diâmetro. 

Entre os outros aspectos a considerar está a iluminação. Ao gravar uma inspeção de tubulação ou esgoto, é crucial ter uma iluminação suficiente para capturar imagens de alta qualidade. Leve em conta a compra de um dispositivo com lâmpadas LED ajustáveis ou adicionar fontes de luz ao seu atual sistema de inspeção.

Seu monitor também afetará a qualidade de suas imagens. De acordo com o Chicago Tribune, “as câmeras de inspeção sem fio foram lançadas usando Wi-Fi para fazer a conexão com seu smartphone ou tablet”. Com um dispositivo sem fio, você poderá escolher o monitor que usará. Se estiver trabalhando em um projeto complexo, opte por uma tela maior que ofereça uma resolução mais alta.

Quais são os três melhores boroscópios do setor de tubulações?

Agora que você sabe o que considerar na escolha de uma câmera de inspeção de tubulação, eis aqui nossa opinião em relação aos melhores boroscópios do setor de tubulações.

1. Videoscópio de inspeção manual push PIVS3188DN

O videoscópio portátil e leve PIVS3188DN pode ser usado em qualquer inspeção de tubulação ou esgoto. A extremidade da câmera tem 1 polegada de diâmetro e a sonda de inserção tem 30 metros de comprimento, permitindo um uso versátil. A cabeça da câmera foi fabricada com uma junta com mola em espiral para dar flexibilidade e o monitor é equipado com recursos de controle remoto que controlam a câmera. Isso permite que o operador grave um vídeo com facilidade durante a inspeção.   Muitos acham que essa é uma câmera de inspeção de menor qualidade, mas não necessariamente.  Esse sistema oferece tudo o que uma pequena empresa de encanamento pode precisar, ou pode ser usada nas inspeções de alto risco nas quais não se queira arriscar danificar os sistemas com uma câmera de inspeção de tubulação mais cara.

Além disso, essa câmera de inspeção de tubulação é compatível com oito diferentes tipos de lâmpadas LED e é equipada com um gabinete à prova d’água.

2. Wohler VIS 350

Wohler VIS 350 é uma câmera push de inspeção de esgoto que pode ser usada para diversas aplicações no setor de encanamento, incluindo inspeções de tubulações, esgoto e ralos. No entanto, esse dispositivo é conhecido por seu transmissor preciso, usado para localizar com precisão a cabeça da câmera após ter detectado os danos.

Outra característica que também ajudou a destacar a Wohler VIS 350 foram as cabeças de câmera intercambiáveis. A primeira câmera oferece uma visão direta, enquanto que a segunda pode se inclinar e fazer uma foto panorâmica. Um ângulo de visão amplo permite ao operador realizar uma inspeção mais precisa.  Se você precisa de uma câmera que se incline e tenha uma visualização panorâmica, com recursos de foco remoto, poderá experimentar a vídeo-câmera de inspeção HD Wohler VIS 700.    A vídeo-câmera de Inspeção HD Wohler VIS 700 HD também está disponível em uma série VIS 700 Plus que também oferece uma cabeça de câmera com visualização linear de uma polegada para tubulações de diâmetros mais estreitos.   Esse sistema de inspeção de tubulação HD também pode ser encontrado na Wohler 7082.  Acesse nosso site, na seção de sistemas de inspeção de tubulação ou simplesmente faça uma busca no Google por Wohler USA VIS 700 Plus.

3. Câmera de inspeção de esgoto Opticam Modular

câmera de inspeção de esgoto Opticam Modular é uma opção de alta qualidade e com preço acessível para os profissionais do setor de tubulação que realizam inspeções in loco. O dispositivo também é versátil e pode ser usado para inspecionar tubulações e ralos de duas a doze polegadas de diâmetro. O sistema de inspeção é fornecido um cabo de 61 metros, mas há a opção de adicionar mais 120 metros de cabo.

A câmera de inspeção de esgoto Opticam Modular tem um aplicativo Wi-Fi que facilita compartilhar a gravação de imagens com outros dispositivos. 

Entre em contato conosco

As inspeções com boroscópio são uma forma eficiente de economizar o tempo e dinheiro dos profissionais de tubulação em seus reparos. Entretanto, é importante selecionar o boroscópio adequado para o trabalho. Felizmente, a USA Borescope está aqui para ajudar você em sua escolha. Se tiver alguma pergunta sobre as câmeras de inspeção de tubulação, ou qualquer outro de nossos boroscópios, não deixe de nos contatar. Nossa experiente equipe de profissionais ficará feliz em ajudar você. 

GET A QUOTE!     +1 (931) 362-3304    ESPAÑOL: +1 (912) 480-4960    EMAIL: sales@usaborescopes.com